As emoções são uma parte normal da nossa vida. Podemos se sentir frustrados quando estamos presos no trânsito. Ou tristes quando sentimos falta de alguém. Ou com raiva quando alguém nos decepciona ou faz algo para nos machucar.
Embora esperemos sentir essas emoções regularmente, algumas pessoas começam a experimentar emoções mais instáveis. Eles sentem altos e baixos mais altos, e esses picos começam a impactar suas vidas. Indivíduos que experimentam emoções intensas podem se sentir calmos em um momento e depois tristes ou irritados no próximo.
Enquanto algumas pessoas podem ter momentos em que as emoções ficam fora de controle, para outras pessoas isso acontece regularmente. Suas emoções que mudam rapidamente podem levá-los a fazer e dizer coisas das quais se arrependerão mais tarde. Eles podem prejudicar relacionamentos ou prejudicar sua credibilidade com os outros.
Há uma série de razões pelas quais alguém pode perder o controle de suas emoções, como por exemplo, pode ser que esta pessoa nunca tenha aprendido regular suas emoções ou ser geneticamente predisposta para essas mudanças instáveis de suas emoções. Seja qual for o motivo, a boa notícia é que podemos aprender a se autorregular.
Mas, afinal, o que é Regulação Emocional?
A regulação emocional refere-se à capacidade de exercer efetivamente controle sobre nossas emoções por meio de uma variedade de estratégias. A inteligência emocional ajuda as pessoas a ter consciência de suas experiências internas e dos sentimentos dos outros. Aprender a gerenciar experiências negativas pode beneficiar nossa saúde mental e física.
Como adultos, espera-se que administremos nossas emoções de maneira socialmente aceitável, não é verdade? Agora quando nossas emoções levam a melhor sobre nós, isso pode nos causar problemas.
Uma das maneiras pelas quais a instabilidade emocional pode nos prejudicar inclui o impacto que ela pode ter em nossos relacionamentos com os outros. Por exemplo, quando não podemos moderar adequadamente nossa raiva, é provável que digamos coisas que ferem as pessoas ao nosso redor e as façam se afastar. Podemos nos arrepender das coisas que dissemos ou ter que gastar tempo consertando relacionamentos.
Além de ter um impacto negativo em nossos relacionamentos, a incapacidade de controlar nossas emoções também pode nos prejudicar. Sentir uma tristeza avassaladora pode diminuir o bem-estar e causar sofrimento desnecessário. Viver com medo absoluto pode atrapalhar nossa capacidade de assumir riscos e ter novas experiências de vida.
Conheça 5 habilidades de regulação emocional para você dominar
7 estratégias que podem ajudá-lo a regular suas emoções
A desregulação emocional pode causar prejuízos a curto e longo prazo em nossa vida. Ás vezes, adotamos algumas soluções temporárias para lidar com uma emoção, como comer compulsivamente, abuso de substâncias, ruminar, entre outros. Embora no momento que fazemos isso há uma diminuição na emoção negativa, se observamos a longo prazo essas ações pode nos trazer prejuízo na saúde mental e física.
Se você tem dificuldades em lidar com suas emoções procurar um profissional pode te ajudar!
.
.
Thalita Cristina
Psicóloga Cognitivo-Comportamental
CRP 24/03883
Agende aqui