As emoções são uma parte normal da nossa vida. Podemos se sentir frustrados quando estamos presos no trânsito. Ou tristes quando sentimos falta de alguém. Ou com raiva quando alguém nos decepciona ou faz algo para nos machucar.
Embora esperemos sentir essas emoções regularmente, algumas pessoas começam a experimentar emoções mais instáveis. Eles sentem altos e baixos mais altos, e esses picos começam a impactar suas vidas. Indivíduos que experimentam emoções intensas podem se sentir calmos em um momento e depois tristes ou irritados no próximo. Há uma série de habilidades que podem nos ajudar a autorregular nossas emoções.
- Crie espaço
As emoções acontecem rápido. Nós não pensamos “agora eu vou ficar com raiva” – nós estamos de repente com o queixo cerrado e furiosos. Portanto, a habilidade número um para regular emoções difíceis, o presente que podemos dar a nós mesmos, é fazer uma pausa. Respire. Desacelere o momento entre o gatilho e a resposta.
- Percebendo o que você sente
Uma habilidade igualmente importante envolve a capacidade de tomar consciência do que você está sentindo. Se torne mais curioso sobre suas próprias reações físicas. Sintonize-se e considere: em que partes do seu corpo você está percebendo sensações? Seu estômago está incomodado? Seu coração está acelerado? Você sente tensão no pescoço ou na cabeça? Seus sintomas físicos podem ser pistas para o que você está experimentando emocionalmente. Investigar o que está acontecendo com você fisicamente também pode distrair seu foco e permitir que um pouco da intensidade da emoção desapareça.
- Nomeando o que você sente
Depois de perceber o que você sente, a capacidade de nomeá-lo pode ajudá-lo a controlar o que está acontecendo. Pergunte a si mesmo: como você chamaria as emoções que está sentindo? É raiva, tristeza, decepção ou ressentimento? O que mais é? Uma emoção forte que muitas vezes se esconde sob os outros é o medo. Muitos de nós sentimos mais de uma emoção ao mesmo tempo, então não hesite em identificar várias emoções que você pode estar sentindo. Em seguida, cavar um pouco mais fundo. Se você sente medo, do que você tem medo? Se você sente raiva, por que você está com raiva ou contra o quê? Ser capaz de nomear suas emoções o ajudará a ficar um passo mais perto de compartilhar suas emoções com os outros.
- Aceitando a emoção
As emoções são uma parte normal e natural de como respondemos às situações. Em vez de se culpar por sentir raiva ou medo, reconheça que suas reações emocionais são válidas. Tente praticar a autocompaixão e dê graça a si mesmo. Reconheça que experimentar emoções é uma reação humana normal.
- Praticando a atenção plena
A atenção plena nos ajuda a “viver o momento”, prestando atenção ao que está dentro de nós. Use seus sentidos para perceber o que está acontecendo ao seu redor sem julgamentos. Essas habilidades podem ajudá-lo a manter a calma e evitar se envolver em padrões de pensamentos negativos quando estiver no meio da dor emocional.
Se você tem dificuldades em lidar com suas emoções procurar um profissional pode te ajudar!
VEJA TAMBÉM:
Regulação Emocional: Você sabe o que é?
.
.
Thalita Cristina
Psicóloga Cognitivo-Comportamental
CRP 24/03883
Agende aqui